Finalmente vamos conversar com o pessoal mais animado nos esportes, a turma com mais de 40 anos. Nesses tempos sombrios da pandemia, esse pessoal nos anima pelas mídias sociais de modo impressionante. Temos visto cada vídeo de adultos jovens e adultos com mais idade numa pratica esportiva sensacional e alguns com certo exagero nos exercícios físicos.
Para responder qual o melhor esporte indicado dos 45 anos para cima? Vamos aos esclarecimentos médicos necessários nesta situação.
1 – Quais as doenças mais frequentes?
Sem dúvida as doenças cardiovasculares começam a se manifestar nesta faixa de idade nos homens e um pouco mais para frente nas mulheres (+ dos 50 anos) e aí a atividade física regular pode mudar para um melhor resultado.
2 – Como elas evoluem?
Se diagnosticadas precocemente, o tratamento corretivo das causas das doenças cardiovasculares associado a um programa de reabilitação cardíaca com a obrigatória presença de um cardiologista durante todas as sessões fará a diferença para uma evolução favorável
3 – Se podem piorar sendo um adulto inativo (sedentário)?
Fazer apenas o tratamento medicamentoso não é o ideal, porque o exercício físico estimula a produção de várias substâncias protetoras contra as doenças cardiovasculares, como por exemplo as citosinas anti aterogênicas
4 – Podem melhorar sendo fisicamente ativos?
Várias doenças circulatórias se beneficiam com o aumento da capacidade física em geral, por exemplo o chamado coração periférico dos pacientes com insuficiência cardíaca, que suportam muito mais e melhor as atividades físicas que não conseguiam fazer direito.
5 – Medicamentos ajudam ou atrapalham?
Incrível isso, mas pesquisas demonstraram que muitos efeitos terapêuticos dos medicamentos passaram a ser melhor aproveitados, nos pacientes que se reabilitaram fisicamente depois de 90 dias de exercícios físicos regulares.
Enfim, mesmo sabendo que o esporte coletivo futebol é o preferido dos brasileiros, a segunda opção nos tempos atuais e com milhares de adeptos, é a corrida de rua. Na verdade, sempre fazer sua competente avaliação médica pré participação é obrigatório nessa faixa de idade, e quanto ao aspecto técnico precisamos de treinos com profissional de educação física habilitado, para atingir um bom desempenho e melhor resistência física. Nas corridas de rua serão poucas as habilidades técnicas especiais, como são as necessárias na maioria dos esportes.
Os resultados para a saúde aparecem depois de 14 semanas de treinos e serão mantidas apenas se eles continuarem regularmente. É importante, para termos bons resultados, saber se hidratar, estar bem do ponto de vista nutricional (nunca correr em jejum), usar um bom tênis (não o mais caro) e sem dúvida, seguir essas orientações é o que basta para ser um esportista ativo e saudável.
Dr. Nabil Ghorayeb – Cardiologista e Especialista em Medicina do Esporte
#drnabil #nabil #nabilghorayeb #medicinadoesporte #cardiologistasp #cardiologistaipiranga #ipirangasp