Neste início de ano uma das prioridades são as vacinações dos adultos! Vamos comentar o que julgamos importante. Existem efeitos colaterais graves? Aplicada no esportista / atleta atrapalha a performance? Existe substituto melhor?
A vacinação é o que há de melhor e moderno para nos proteger das viroses na sua intensidade e gravidade. Em relação à COVID-19, tome a que estiver disponível e tome as 04 doses indicadas até agora. Em meados de abril teremos o início das campanhas anuais de vacinações e estão estudando juntar as vacinas antigripais e uma vacina anti COVID-19
TODOS devemos tomar as vacinas oferecidas e não deixar de manter as medidas preventivas ainda vigentes, como uso das máscaras nos locais de aglomerações e nos ambientes de atendimento à Saúde (Pronto Socorros, Hospitais, Laboratórios e clinicas), academias e correlatos em ambiente fechado. A higiene das mãos e se for possível evitar aglomerações.
Esportistas e atletas depois vacinados devem aguardar alguns dias de repouso, ficando claro, se manter sem atividades físicas. A razão disso se justifica, porque poderão aparecer alguns efeitos colaterais conhecidos e leves em geral: dores no local da aplicação, dor de cabeça, febre leve e até mesmo dores musculares que logicamente atrapalham os exercícios físicos.
Uma regra clara para as pessoas com comorbidades clinicas listadas a seguir: doença obstrutiva por aterosclerose das coronárias e de outros segmentos do corpo humano que levam a angina do peito ou infarto do miocárdio. Pós-procedimentos como a cirurgia cardíaca, angioplastia das coronárias e das carótidas, acidente vascular cerebral, dispositivos cardiológicos como marca passo, próteses de artéria Aorta e das válvulas, todos podem e devem tomar as vacinas recomendadas.
Alguns efeitos colaterais como alergias e reações inflamatórias à vacina podem ocorrer, e ter uma virose apesar de vacinado não é uma falha importante, pode acontecer para algumas pessoas. Caso saiba ter alguma alergia converse com seu médico para tomar alguma decisão.
Outras vacinas, hoje em dia, passaram a ser recomendadas para todos os adultos, principalmente contra Pneumonia (são dois tipos de vacina, com datas diferentes a serem aplicadas), contra o Herpes Zoster, contra as Hepatites principalmente nos profissionais da área da Saúde.
*PS Lembro que temos que promover as TODAS as vacinas obrigatórias para as crianças além da vacina contra o HPV nos adolescentes.