A emoção esportiva é forte e variável pelo tipo de esporte. O mais praticado e idolatrado é o futebol, aliás o mais democrático dos campos de terra comuns dos países pobres até os estádios espetaculares (Qatar, etc.) e Centros de Treinamento espetaculares da Espanha, Itália e outros.
Sabemos de estudos que fizemos no Brasil na Copa do Mundo em 2014 que os eventos cardiovasculares antes durante após, principalmente nos jogos da nossa Seleção, as emoções e suas consequências médicas foram bem definidas nos Pronto Socorros de 08 hospitais. Jogos chatos, poucos atendimentos, enquanto nos jogos decisivos ocorreu aumento de mais de 35% de emergências de pressões altas e arritmias e até de angina (dores) do peito cardiológicas.
Por curiosidade, o jogo com mais atendimentos de Pronto Socorro, não foi o Brasil x Alemanha de triste memória, acreditem … foi Argentina x Alemanha onde o torcedor brasileiro torceu fanaticamente contra a Argentina ser campeã!!!! Imagina ela levantar a Taça de Campeã Mundial em pleno Maracanã
E agora na Copa do Mundo no Qatar, vamos torcer intensamente? Aos poucos nós, os torcedores, estamos nos animando. Apesar de não vencermos uma COPA há mais de 20 anos, a atual seleção parece mais preparada e nos dá muita esperança de chegar à final com chances de vitória.
CUIDADOS DO TORCEDOR
Algumas dicas durante os jogos mais emocionantes, esperamos com isso diminuir os riscos de um problema médico durante os jogos.
- Não assista aos jogos sozinhos (principalmente se faz algum tratamento). Sempre fique com a companhia de outras pessoas.
- Não se esqueça de tomar a medicação rotineira, converse com seu médico para dúvidas ou se você deve antecipar alguma medicação, como, por exemplo, a usada para pressão alta.
- Evite o consumo exagerado de bebidas alcoólicas, porque podem desencadear problemas cardiovasculares sérios. A sugestão é não passar de duas latas de cerveja com queijo branco ou ricota, sem sal. Muita atenção com os “salgadinhos” tão consumidos.
- Em relação aos refrigerantes, devemos lembrar que os tais “diet” tem uma base de adoçantes não muito saudáveis (eles contem sódio, o principal elemento do sal)
- Evite o excesso de energéticos, chocolates e café, pois muita cafeína para certas pessoas, provoca arritmias e até elevação da pressão arterial.
- Se achar necessário, tome um tranquilizante prescrito pelo seu médico ou aquele à base de fitoterápicos (maracugina, passiflora) que não necessitam de receita médica.
- Caso seja muito ansioso, explosivo, daqueles que perdem o controle frente a uma disputa esportiva, tome uma medida radical, não assista ao jogo e procure o que fazer para se distrair… Vá ao cinema! Algo assim.
- Cigarros comuns e os eletrônicos, narguilé, maconha, etc. devem ser evitadas pelos efeitos colaterais que podem provocar. São estimulantes e vaso constritores, portanto causadores de arritmias e isquemia das coronárias e outros vasos sanguíneos.