Fale Conosco Página Principal
 
 

PUBLICAÇÕES


CLIMA TEMPO




LINKS SUGERIDOS



PSICOCAMP

Ultramaratonas


Dicas para a prática de esportes aquáticos no verão

 

Natação, hidroginástica, pólo aquático, entre outros, são as opções mais procuradas durate a estação mais quente do ano
        
         Com a chegada do verão, as atividades físicas aquáticas costumam ganhar novos adeptos. Ao contrário do que muita gente pensa, as atividades aquáticas não são restritas as pessoas de idade ou com lesões. Na água o esforço é maior, portanto, associar atividades aquáticas aos treinos de musculação traz resultados positivos para o corpo e a saúde do coração.

         A natação é um dos esportes mais completos porque auxilia na perda de peso, corrige a postura, melhora a capacidade respiratória, aumenta o condicionamento físico, entre outros benefícios. Mas, quando falamos de esportes ou atividades aquáticas, existem diversas modalidades para quem pretende praticar exercícios físicos e se refrescar ao mesmo tempo.

         A vantagem de praticar esportes na água é, acima de tudo, a redução de todo e qualquer tipo de impacto.  A pressão da água durante a atividade física também exerce um papel importante na circulação e favorece a drenagem linfática - isso significa que atividades aquáticas podem melhorar a circulação sanguínea, além de prevenir e melhorar os inchaços e as celulites.

         Entre os benefícios para quem adere a prática esportiva na água estão o aumento da resistência física e cardiopulmonar, assim, como uma eficiente melhora da coordenação motora. A natação mobiliza o organismo como um todo em um trabalho que envolve força, resistência muscular e estímulo cardiovascular aeróbico, além de ser uma atividade relativamente segura - já que o impacto é mínimo no ambiente aquático.
   
        A realização de um check-up antes da realização de uma atividade física é de extrema importância para a saúde do atleta. Quando realizamos o check-up podemos identificar possíveis problemas cardíacos e realizar um tratamento adequado no esportista, antes mesmo de fazer uma atividade que não condiz com a sua saúde. Em alguns casos, o atleta não sabe que possui um problema cardíaco e, quando inicia o exercício, sente dificuldades - o que pode acarretar diversos riscos à saúde como infartos, arritmias, entre outros.

Conheça algumas atividades físicas aquáticas:

- Hidroginástica: Há muito tempo as atividades físicas realizadas em piscina são uma ótima maneira de entrar em forma. A hidroginástica, por exemplo, combina momentos de relaxamento com os de exercícios musculares, que resultam em ganho no condicionamento físico.

Considerada uma alternativa para um programa tradicional de exercícios com o benefício de diminuir o impacto e esforço nas articulações, ela melhora a circulação, a capacidade respiratória, flexibilidade, força e resistência muscular. Porém, é importante realizar antes e depois da hidroginástica exercícios com peso durante 20 minutos. Esse procedimento promoverá a fixação do cálcio nos ossos, além de prevenir e corrigir a osteoporose.

- Natação: É a atividade física aquática mais completa que existe. Trabalha todos os músculos de forma equilibrada e beneficia a capacidade respiratória, além de melhorar o condicionamento físico. É indicada para todas as idades, inclusive gestantes e bebês;

- Water Yoga: Essa modalidade, recente nas academias, é a yoga tradicinal adaptada para o meio aquático. A resistência da água intensifica o exercício propiciando uma queima maior de calorias.

- Pólo Aquático: Esporte aquático semelhante ao handebol na água. Como a natação, desenvolve toda a musculatura do corpo, principalmente tronco e membros superiores. Trabalha também a coordenação e o reflexo.

- Nado sincronizado: Esta modalidade aquática auxilia na melhora da flexibilidade, agilidade e condicionamento físico. Trabalha a musculatura do corpo todo, principalmente das pernas.

- Watsu: Técnica de hidroterapia indicada para relaxamento através dos movimentos do Zen-Shiatsu. Deve ser praticado em piscina aquecida com temperatura de 35 º aproximadamente para relaxar ainda mais.

PS: Lembrem-se que a bebida alcoólica não é rehidratante, ela aumenta a diurese provocando piora da hidratação no calor excessivo.





Dr. Nabil Ghorayeb
- CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte

 

Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, sábado dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui  

 

Facebook CardioEsporte Total


 



Última atualização: 25.01.2015, por Lógika
® CardioEsporte - Todos os direitos reservados.