Fale Conosco Página Principal
 
 

PUBLICAÇÕES


CLIMA TEMPO




LINKS SUGERIDOS



PSICOCAMP

Ultramaratonas


Avaliação médica

 


Avaliação médica pré-participação de atividade física-esportiva em academias ou "personal trainer" ou assessorias ou por conta própria.

Já se vão anos quando escrevemos o primeiro texto sobre avaliação médica pré-participação esportiva, mesmo assim as regras básicas na se modificaram.

EletroConsenso entre os médicos especialistas em Cardiologia e Medicina Esportiva, é a recomendação para que todos indivíduos praticantes de exercício físicos ou esportes, a avaliação cardiológica competente prévia, um eletrocardiograma e um teste ergométrico feito por médico, porque deve-se procurar possíveis alterações clínicas cardíacas ou do eletrocardiograma durante esforço físico.

Os dados estatísticos internacionais demonstram que com menos de 35 anos ocorreu uma morte súbita em cada 200 mil esportistas e acima de 35 anos a incidência foi de uma para cada 50 mil praticantes. Não se trata de nenhuma epidemia, mas do fato de que esportistas / atletas com faixa etária mais elevada estarem participando de competições, os riscos aumentaram. Para prevenir essas ocorrências, insistimos, só fazendo a avaliação médica pré-participação.


A antiga falta de interesse da maioria das academias, personal trainers e assessorias está superada pelos acontecimentos súbitos conhecidos. A maior parte dos organizadores de provas populares ainda exigem apenas o termo de responsabilidade pelo que vier a acontecer, colocando literalmente, na mão ( ou no coração ) do usuário ou esportista / atleta uma responsabilidade baseada na suposição de conhecimento detalhadao dos riscos possíveis para sua saúde.

Prevenir é o melhor tratamento, o atleta treinado ou esportista ou o eventual participante de prova populares, poderá usar o conhecido questionário PAR-Q (sigla de Physical Activity Readiness Questionnaire, ou Questionário de Prontidão para Atividade Física), de avaliação clínica pré-participação esportiva. ( o questionário está nas “Dicas para Esportistas e Atletas” ).

 

"PRATIQUE ESPORTE OU FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS, SUA SAÚDE AGRADECE"

 

Dr. Nabil Ghorayeb
- CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte

Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, sábado dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui  

 

Facebook CardioEsporte Total


 



Última atualização: 25.01.2015, por Lógika
® CardioEsporte - Todos os direitos reservados.