Fale Conosco Página Principal
 
 

PUBLICAÇÕES


CLIMA TEMPO




LINKS SUGERIDOS



PSICOCAMP

Ultramaratonas


Um alerta a todos, quem so os especialistas ?

 

Só pode divulgar ser especialista, quem prestou concurso para essa finalidade (regra da maioria das sociedades médicas pois só estágios não conferem esse título de especialista). O nome constará no registro da Sociedade Médica a que pertence (exemplo Sociedade Brasileira de Cardiologia e Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte) e no CREMESP. Dizer que pratica, por exemplo Medicina Esportiva não significa que prestou concurso e conquistou o título de especialista, portanto ATENÇÃO , confira. Caso o médico divulgar uma falsa informação de ser especialista responderá ao CREMESP, pois não se pode enganar o público. 
Pela  oportunidade do assunto, convém informar que a Sociedade Brasileira de Cardiologia, para conferir credibilidade e qualidade, utiliza prova teórico-pratica especializada em ergometria .

Aos aprovados confere o título de Habilitação em Ergometria ( teste de esforço e teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico ) com o pré-requisito de ter o título de especialista em cardiologia. Lembro que o laudo deve conter o eletrocardiograma contínuo por todo o período do exame, avaliação dos aspectos clínicos do coração e pulmões por isso deve ser cardiologista e nunca um não médico.


O exame de avaliação física em ciclo ou esteira tem outro objetivo. Hoje médicos do esporte com formação em fisiologia fazem perfeitamente essa avaliação física, mas com a recomendação que ele SÓ deve ser feito após conhecer a condição cardiológica durante o esforço físico (no teste ergométrico clássico).


Enfim devemos saber quem nos examina e quem dá orientações, não compre gato por lebre e defenda seus direitos de consumidor. A grande procura de esportes ou da pratica da atividade física passa hoje por conhecer quem lhe dá conselhos esportivos, fique longe dos falsos profetas. De repente apareceram muitos "especialistas" que como especialistas têm o objetivo de arrecadar o máximo de alunos ou esportistas ou atletas, até serem desmascarados pelas autoridades constituídas. Esse nosso alerta surgiu depois de atendermos profissionalmente, pessoas que acreditaram estarem fazendo o melhor para si, quando, no entanto, sofreram complicações médicas advindas de supostos especialistas incompetentes.

 

Dr. Nabil Ghorayeb
- CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte
Radio Sputnik Brasil
Nossa entrevista à Rdio Sputnik Brasil, dia 14 de junho 2018
Ouça aqui  



Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

Facebook CardioEsporte Total


 



Última atualização: 25.01.2015, por Lógika
® CardioEsporte - Todos os direitos reservados.