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Alerta sobre a importância da hidratação e da prática moderada de esportes na praia

No verão diversas pessoas migram para as praias do litoral brasileiro em busca de diversão. Muitos aproveitam os feriados e as férias coletivas para curtir a estação praticando esportes aquáticos e de areia. É nessa época que os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados, pois com o aumento da população nas cidades litorâneas, surgem às viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por conta do calor.

No que diz respeito à prática de esportes e atividades física nas praias, as recomendações mais importantes estão associadas à hidratação do organismo, com o consumo abundante de líquidos, no tempo da prática esportiva, que deve ser na média de 45 minutos diários, quatro vezes por semana e o horário da prática esportiva, que deve ser antes das 10hs e após as 17hs.

De acordo com o cardiologista e responsável pelo Sport Check-up do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Nabil Ghorayeb, a prática de esportes é bem vinda, desde que realizada de forma correta sem sacrificar o organismo. "Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, bike, lazer na água, frescobol, futebol, vôlei de praia, entre outros. Essas atividades devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo. Outro fator determinante é a condição ambiental. O excesso de calor com a alta sensação térmica e a poluição das praias (areia e água) também devem ser levadas em conta", afirma o cardiologista e médico do esporte.

Hidratação

De acordo com Ghorayeb, os exercícios praticados na praia exigem mais do organismo devido a um maior grau de dificuldade que o exercício na areia proporciona. "A intensidade dos movimentos é mais elevada e demandam mais esforço físico do esportista, que gastará mais energia, num clima mais quente e, consequentemente perderá mais líquido, necessitando de uma hidratação abundante constante", afirma.

No caso das bebidas alcoólicas as mesmas não são consideradas hidratantes naturais do organismo. "A hidratação deve ser feita com água mineral ou de côco, e líquidos isotônicos. As bebidas alcoólicas são problemas sérios porque provocam um aumento exagerado da diurese", explica Ghorayeb, de 25 a 30% superior ao volume de líquido ingerido, então, tecnicamente desidratam.

Dicas para a prática de esportes na praia

  • Consumo de líquidos abundantemente;
  • Uso de Protetor Solar no corpo e rosto a cada 2hs;
  • Uso de boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça;
  • Uso de roupas leves;
  • Ingerir alimentos leves, como frutas, água de côco, lanches naturais, entre outros;
  • Praticar as atividades por 45 minutos em média (4 vezes por semana), antes das 10hs e após as 17hs;
  • Realizar as atividades de forma moderada e respeitar os limites do organismo;

Dr. Nabil Ghorayeb
- CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte
Radio Sputnik Brasil
Nossa entrevista à Rádio Sputnik Brasil, dia 14 de junho 2018
Ouça aqui  



Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

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Última atualização: 25.01.2015, por Lógika
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