Fale Conosco Página Principal
 
 

PUBLICAÇÕES


CLIMA TEMPO




LINKS SUGERIDOS



PSICOCAMP

Ultramaratonas


Porque exercícios físicos 30 minutos por dia


     Em 1996 o Ministério da Saúde norte americano publicou uma pesquisa de cinco anos na população, concluindo que caminhar acelerado 30 minutos por dia diminui o risco de um ataque cardíaco em 34%, tanto em homens com em mulheres. Além disso foi sugerido que subir escadas, três lances por dia , sete dias da semana faria o mesmo efeito. Essas pesquisas começaram anos antes, trazendo novas informações para diminuir os efeitos danosos da vida sedentária para a população. A primeira e mais impactante foi de um pesquisador inglês, “Morris” que publicou uma pesquisa simples na mais importante revista médica do mundo o “Lancet”, sobre as doenças que acometiam os funcionários dos ônibus vermelhos de dois andares de Londres quando se aposentavam, e descobriu que, os motoristas desses ônibus, passando a maior parte do tempo sentados, tinham mais casos de infarto do miocárdio, e que os cobradores que se sentavam muito pouco, subiam e desciam as escadas o tempo todo do trajeto dos ônibus. Outra pesquisa interessante foi acompanhar por informações pessoais ou de familiares, a vida médica por 16 anos de ex- alunos de Harvard. Quem manteve vida ativa fisicamente, comparado com ficou sedentário, foi a de que esses últimos tiveram 50% mais doenças cardiovasculares que os ativos que praticavam esportes, corridas ou outras atividades físicas. O que chamou a atenção foi de que os benefícios detectados, apareciam meses depois de mantido um gasto médio semanal de 2000 calorias em exercícios físicos.

     Importante, gastar calorias, exercitar-se regularmente tem ganhos para a saúde SÓ se mantiver as atividades físicas ! Não existe poupança de benefícios que você tenha feito por um tempo, parando depois , por diversos motivos. O exercício físico não é vacina para as doenças em geral. Parou? Em pouco tempo desaparecem os benefícios, fica como se nunca tivesse feito exercícios na sua vida.

     Vamos manter as atividades físicas em dia, só assim você poderá buscar saúde plena.

 

 

Dr. Nabil Ghorayeb - CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte


Última atualização 09.05.2014
® CARDIOESPORTE - Todos os direitos reservados.

Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, sábado dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

Facebook CardioEsporte Total