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Suco de frutas X Frutas

 



Ninguém resiste a um bom copo de suco de frutas, principalmente nos dias quentes do verão. Os sucos são fontes de vitaminas e minerais, ideal para quem não tem o hábito de comer frutas "in natura". Além de deliciosos, os sucos possuem cores lindas, enfeitam a mesa e estão na moda.

Existem sim diferenças nutricionais quando ingerimos frutas nestas duas opções:

Frutas: a ingestão deverá ocorrer após uma boa higienização, ingerir (sempre que possível) com casca, pois assim, garantimos ao máximo a ingestão das fibras contidas, e ainda, todas diferentes fontes de minerais e vitaminas que variam em cada tipo de fruta.


Suco de frutas: sua opção sempre será preferida, ao invés de refrigerantes e bebidas artificiais, pois continua sendo uma fonte de minerais e vitaminas em relação às bebidas citadas anteriormente. Se tivermos um suco de fruta não coado e ingerido logo após seu preparo, perfeito! A única diferença em relação à ingestão de uma fruta "in natura" está na mastigação, assim, a mastigação favorece o poder de saciedade pelo ato mastigatório, o que não se obtém ao ingerirmos um suco. Temos no suco de frutas a praticidade de ingerir rapidamente frutas, poderá compor um lanche ou uma refeição, e ainda, facilidade no transporte existe pessoas que preferem suco de frutas a frutas, mesmo assim, não deixa de ser uma fonte natural e nutritiva.

Sucos de frutas: como qualquer fruta, entre elas existem muitas diferenças, sendo tipos e quantidades de minerais, vitaminas e principalmente calorias! Se a fruta contiver muita água em sua composição, normalmente o suco será feito apenas da própria fruta com pouca ou nenhuma adição de água durante o preparo, assim, devemos analisar que um suco é a concentração de maior quantidade de fruta se comparar com a ingestão de apenas uma porção de fruta a diferença será brutal dependendo do tipo da fruta. Por isso, cuidado se existe controle de calorias na dieta, ou ainda, se a pessoa for diabética, é necessário o controle de açúcar natural dos alimentos, e a fruta contem seu açúcar natural, a frutose.

Extrato de soja com adição de frutas:
Sim extrato de soja! É aquela bebida conhecida como "leite de soja", se analisarmos bem, o leite é produto dos animais, sendo a soja um grão vegetal, não podemos caracterizar a bebida como leite, portanto, vamos a partir de agora referir a este tipo de bebida como "extrato de soja" . Sua vantagem na ingestão é uma bebida fonte de proteína vegetal importante, além dos benefícios cardiovasculares que a soja contem. Não temos o hábito e sequer aprendemos a apreciar este grão (um profundo lamento) pois as pessoas costumam ingerir um extrato de soja esperando o sabor semelhante do leite de vaca, um erro! Cada bebida tem sua característica, assim, não devemos nunca comparar sabores e sim aprender a saborear cada bebida, e principalmente, se for saudável devemos nos acostumar com seu sabor e valorizarmos seus benefícios. Para favorecer a apreciação do sabor se acrescentar fruta a esta bebida, o sabor sem dúvida muda e muito, o que pode favorecer sua apreciação. Também está disponível no mercado a opção do extrato de soja já com sabor de frutas pronto para beber.

A água-de-coco é rica em sais minerais, carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e ajuda a hidratação do corpo. Já o coco é rico em fibra, potássio, possui uma boa quantidade de ferro, ácido graxos, fósforo, magnésio e vitaminas A, B1, B2, B5 e C.

Propriedades das frutas

Pêra: fruta originária da Europa, onde é chamada de fruta manteiga, por conta de sua textura macia e sabor delicado. Esta fruta rica em água e vitaminas do complexo B, que regulam o sistema nervoso e o aparelho digestivo. A pêra também possui vitaminas A e C e minerais, que contribuem para a formação dos ossos e dentes. As fibras auxiliam o funcionamento intestinal e a absorção de nutrientes.


Abacaxi: fruta nativa da América do Sul, rica em fibras solúveis, que ajudam a controlar os níveis de colesterol no sangue.

Maçã: existe uma frase muito divulgada nos Estados Unidos que diz: "one apple a day keeps your doctor away", ou seja, "uma maçã por dia mantém você longe dos médicos".  Além de conter pectina, uma fibra solúvel que dificulta a absorção das gorduras, da glicose e elimina o colesterol, a maçã tem ação diurética, ou seja, o potássio contido na polpa da fruta elimina o sódio e, conseqüentemente, o excesso de água do corpo.

Açaí: é uma palmeira do norte do Brasil, típico da região amazônica, chegando até a países vizinhos como Guiana e Venezuela. Por seu alto valor energético, é indicado para pessoas que praticam atividade física, para ser consumido logo após os exercícios. Deve ser evitado por pessoas em dieta hipocalórica, já que 100g da fruta fornecem 247kcal.


Guaraná: também nativo da Amazônia, tem em suas sementes cafeína, água, amido, ácido tânico, fibra vegetal, cálcio, ferro, fósforo, potássio, tiamina e vitamina A. Esses componentes dão ao guaraná uma ação incomparável como estimulante do sistema nervoso central, tendo, ainda, ação benéfica sobre o estômago e o intestino, livrando-os de toxinas e fermentações. A cafeína, teobromina e teofilina causam um efeito diurético e estimulante, diminuindo o cansaço. Deve ser consumido com cautela porque, quando usado por um período prolongado ou excessivo, pode inibir a capacidade restaurativa do organismo e diminuir a absorção de nutrientes pelo intestino.

Banana: é conhecida como excelente fonte de potássio, sendo indicada para evitar cãibras. Mas a banana também é rica em carboidratos e minerais como sódio, cloro, fósforo, magnésio, enxofre e cálcio, além das vitaminas A, B1, B2, C e niacina.

Laranja: está diretamente associada à vitamina C, antioxidante que protege as células contra danos causados pelos radicais livres (produzidos no organismo com a queima de oxigênio). Uma laranja de tamanho médio contém cerca de 70mg desta vitamina. Mas a laranja não é apenas fonte de vitamina C, ela tem ainda quantidades menores de outras vitaminas e minerais como betacaroteno, tiamina, folato e potássio.

Goiaba: Mais consumida in natura ou na forma de doces e compotas, a goiaba é uma excelente opção para sucos. Aliás, o suco de goiaba já é bastante difundido no nordeste brasileiro. As goiabas têm quase cinco vezes mais vitamina C do que as laranjas. A fruta é ainda uma boa fonte de potássio e ferro. Por conter apenas 60 calorias, em média, a goiaba é uma sobremesa prática, deliciosa e de poucas calorias. Pode ser consumida inteira ou em pedaços, sozinha ou em saladas de frutas.

Melancia: embora constituída em sua maior parte de água, a melancia é muito nutritiva, pois fornece vitaminas A e C, potássio e licopeno, um antioxidante natural que auxilia no combate de doenças como o câncer de próstata. Uma porção de 100 g de melancia contém apenas de 25 a 30 calorias.

Morango: ele é pouco calórico, seja do tipo selvagem ou híbrido, o morango é uma excelente fonte de vitamina C, folato e potássio. Também possui muitas fibras e pode prevenir diversos tipos de câncer. Esse suco, além de combinar duas frutas de baixíssimo teor calórico, é uma opção mais que refrescante para os dias de calor.

Uva: Os antioxidantes encontram-se nas cascas e sementes e, quanto mais vibrante for a cor da casca, maior o seu poder. A casca da uva também contém uma substância chamada resveratrol, que inibe o agrupamento e aumenta o colesterol HDL, o bom colesterol. O açúcar do suco de uva é composto por glicose e frutose, é diretamente assimilável, não exige nenhum esforço aos órgãos digestivos, é por tal razão aconselhável para a alimentação dos doentes atacados por febre. Do ponto de vista terapêutico trata-se de um dos mais preciosos sucos. O suco de uva é estimulante das funções hepáticas, constituindo mesmo a base de remédios farmacêuticos para o fígado (esta função é desempenhada não apenas pelo suco, como também, pela uva e folhas de parreira).







 

Dra. Miriam Topein Ghorayeb


Miriam Topein Ghorayeb nutricionista
Diretora pres. do Dpto de Nutrição da SOCESP
Soc de Cardiol ESP 11-22737311




Dr. Nabil Ghorayeb
- CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte

Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, sábado dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

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Última atualização: 25.01.2015, por Lógika
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