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Prática de esportes na praia: dicas de como curtir as atividades litorâneas e aproveitar os feriados de verão Alerta sobre a importância da hidratação e da prática moderada de esportes na praia


Com a chegada do Carnaval diversas pessoas migram para as praias do litoral brasileiro em busca de diversão. Muitos tiram os cinco dias de descanso para cair na folia e aproveitar o verão praticando esportes aquáticos e de areia. É nessa época que os cuidados com a pele, corpo e alimentação devem ser redobrados, pois, com o aumento da população nas cidades litorâneas, surgem às viroses, infecções alimentares, insolações e desgastes físicos por conta do calor.


No que diz respeito à prática de esportes e atividades física nas praias, as recomendações mais importantes estão associadas à hidratação do organismo, com o consumo abundante de líquidos, no tempo da prática esportiva, que deve ser na média de 45 minutos diários, quatro vezes por semana e horário da prática esportiva que deve ser antes das 10hs e após as 17hs.

De acordo com o cardiologista e responsável pelo Sport Check-up do HCor - Hospital do Coração, em São Paulo, Dr. Nabil Ghorayeb - CREMESP 15715, a prática de esportes é bem vinda, desde que praticada de forma correta e sem exageros ao organismo. “Recomendamos as atividades de cunho aeróbico como caminhadas, corridas, bike, lazer na água, frescobol, futebol, vôlei de praia, entre outros. Essas atividades devem ser praticadas moderadamente e nos horários em que o sol está menos agressivo. Outro fator determinante é a condição ambiental. O excesso de calor, a alta sensação térmica e a poluição das praias (areia e água) devem ser levadas em conta”, afirma o cardiologista e médico do esporte.

Hidratação

De acordo com Ghorayeb, os exercícios praticados na praia exigem mais do organismo devido ao desgaste natural que o exercício a areia proporciona. “A intensidade dos movimentos é maior e demandam mais esforço físico do atleta, que gastará mais energia e, consequentemente perderá mais líquido, necessitando de uma hidratação constante”, afirma. Porém, o consumo de bebidas alcoólicas não é considerado como hidratante natural ao organismo. “A hidratação deve ser feita com água mineral ou de côco e mesmo isotônicos. As bebidas alcoólicas não são consideradas hidratantes, além disso, elas provocam um aumento exagerado da diurese ”, explica Ghorayeb.

Dicas para a prática de esportes na praia:

  • Consumo de líquidos abundantemente;

  • Uso de Protetor Solar no corpo e rosto a cada 2hs;

  • Uso de boné, óculos e viseiras para a proteção dos olhos e cabeça;

  • Uso de roupas leves;

  • Ingerir alimentos leves, como frutas, água de cocô, lanches naturais entre outros;

  • Praticar as atividades por 45 minutos em média (4 vezes por semana), antes das 10hs e após as 17hs;

  • Realizar as atividades de forma moderada e respeitar os limites do organismo;

Mais informações sobre "Hidratação constante evita danos à saúde no verão":

- Veja
- Abril

- Último segundo
- Bol Notícias



Dr. Nabil Ghorayeb
- CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte
 
 

Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, sábado dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

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Última atualização: 25.01.2015, por Lógika
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