Fale Conosco Página Principal
 
 

PUBLICAÇÕES


CLIMA TEMPO




LINKS SUGERIDOS



PSICOCAMP

Ultramaratonas


31 de Maio, Dia Mundial Sem Tabaco - COMO PARAR DE FUMAR


Todos os anos, em 31 de maio, a Organização Mundial da Saúde - OMS e parceiros em todos os lugares marcam o Dia Mundial Sem Tabaco, e a Soc. Bras. de Cardiologia está engajada nesta tarefa, destacando os riscos à saúde associados ao uso de tabaco e indicando ações que incluem as atividades físicas, para reduzir o consumo de tabaco.

O tabagismo é a maior causa evitável de morte no mundo, responsável pela morte de um em cada 10 adultos no mundo e por incrível, a terceira maior causa evitável é o tabagismo passivo.

Fumante passivo é aquele que não fuma, mas convive com pessoas que fumam, ficando assim exposto aos danos da fumaça/tabaco. Mesmo fumando no quintal ou na sacada, o cigarro contamina quem convive com os fumantes, já que suas partículas microscópicas passam facilmente para a pele o cabelo.

As crianças são as maiores prejudicadas e, quanto maior o número de fumantes dentro de casa, maior é o risco de desenvolverem doenças cardiovasculares, problemas respiratórios, problemas no sistema imunológico, déficit de atenção e perda de audição. Além de doenças, o fumo pode afetar o comportamento da criança e o desempenho escolar. Adultos são modelos de comportamento, por isso é importante lembrar que a exposição ao fumo aumenta as chances de crianças se tornarem adultos fumantes.

A epidemia global do tabaco mata cerca de seis milhões de pessoas a cada ano, dos quais mais de 600.000 são não fumantes, que morrem por respirar fumaça passivamente, dentre estes, uma parcela considerável são crianças.

Um dos focos neste em relação ao tabagismo é a inserção da atividade física como meio eficaz para se parar de fumar. A caminhada e a corrida são um bom meio para se deixar de fumar, como a capacidade física, comparada com outros parceiros, de início é menor, poderá servir de estímulo para abandonar o vício progressivamente ou mesmo de uma vez. Começar caminhando entre 20 até 60 minutos no máximo. Não precisa forçar, o exercício tem que ser relaxante, parar se não conseguir e voltar nos outros dias (três a quatro por semana) até onde aguentar.

No que chamamos de abandono progressivo (ou desmame) orientamos a seguinte estratégia: o fumante de 20 cigarros/dia quanto fuma por hora nas 24 horas? Vamos somar as horas que não se fuma: seis hs/sono; quatro hs para café, almoço, jantar, namoro/banho alguns mais outros menos e totalizamos 10 horas em média sem poder fumar. Sobram 14 h para fumar os 20 cigarros, o que dá a média de 1,7 cigarros por hora (é bom lembrar que cada cigarro tem seus efeitos maiores por duas horas em geral). A dica então é a seguinte: na primeira semana fumar um por hora bem rigoroso! Na semana seguinte fumar um cigarro/ cada duas horas, na terceira semana um cada três horas, na quarta semana um cada quatro horas, aí estará fumando a média de apenas três a quatro cigarros no dia. Nesse momento, já com a dependência menos poderosa, poderá parar de vez, ou continuar mais alguns dias nessa técnica.

Sem dúvida o incentivo dos amigos e familiares e a inclusão da atividade física farão a diferença para abandonar o tabagismo.

 

Dr. Nabil Ghorayeb - CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte


Última atualização 26.05.2013
® CARDIOESPORTE - Todos os direitos reservados.
Radio Sputnik Brasil
Nossa entrevista à Rádio Sputnik Brasil, dia 14 de junho 2018
Ouça aqui  



Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

Facebook CardioEsporte Total