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O que é coração?

 

Essa tem sido a pergunta mais freqüente dos últimos tempos. Do ponto de vista cardiovascular, qualquer exercício físico é útil, inúmeras pesquisas pelo mundo comprovaram que pelo menos 30 minutos por dia de atividade física moderada ou seja trote (60 metros por minuto) na maioria dos dias da semana (quatro a cinco dias) resulta em enorme benefício para o coração, e associar fortalecimento muscular. A diminuição do risco de um ataque cardíaco se aproximou dos 35% nos praticantes regulares de exercícios físicos moderados, por cinco anos. Essa importante informação científica foi divulgada pelo Ministério da Saúde dos EUA (NIH) fazendo com que a prática de atividade física, incentivada em vários países. Os idosos com mais de 75 anos o andar lento e regular, mudou completamente a qualidade e até a quantidade de vida deles.

Uma pesquisa por mais de 20 anos, feita no HAWAÍ, com descendentes de japoneses que lá vivem, comparou idosos ativos com sedentários, concluiu que os ativos viviam muito mais e melhor. Desde o ano de 2000 a Federação Mundial de Cardiologia (World Heart Federation) recomendou que fosse estimulada a atividade física simples como a caminhada acelerada para todos. Ela não exige treinamento, técnica, equipamentos ou instrutores e nós cardiologistas brasileiros seguimos essa recomendação.

E a corrida ? a resposta é: desde que você esteja em boas condições médicas poderá ser praticada. Os benefícios cardiovasculares são os mesmos da caminhada acelerada, porém alguns cuidados devem ser tomados para diminuir os riscos de problemas ortopédicos e cardiovasculares, sem dúvida é necessária avaliação e orientação médica prévias.

Os que tem antecedentes familiares diretos e pessoais de alguma doença cardiovascular, idade superior a 40 anos (homens) e 45 (mulheres) indicamos consulta especializada, eletrocardiograma, teste ergométrico feito por cardiologista e alguns exames de laboratório. Se for só caminhar sem correr não há necessidade de teste ergométrico e jovens adolescentes, não atletas, basta uma consulta especializada e eletrocardiograma e algums exames de laboratório.

Para os caminhantes e corredores, mais algumas recomendações gerais: ao ar livre, escolher lugares sombreados e arejados, longe da poluição dos escapamentos etc, proteger-se do sol, usar camisetas permitam suar naturalmente, evitando a desidratação provocada por vestimentas de poliéster/nylon etc , nunca sair em jejum, comer fruta ou algo leve, tomar muita água aos goles, antes e durante sua caminhada ou corrida, use um calçado em bom estado e ótimo amordecedor .

Desde criança estimular atividades físicas que devem ser mantidas por toda a vida. O indicado para as crianças são esportes coletivos pelo maior e melhor convívio com outros. O esporte individual na criança não é ruim, porém requer um acompanhamento e orientação mais cuidadosa da família e do técnico, para obter-se uma boa formação psicológica. Ótimos jogadores iniciantes, pela cobrança da família e amigos, viraram jogadores apenas medianos quando adultos, portanto até os 12 anos estimular os esportes coletivos além do individual. Os resultados serão divididos e nesse ambiente aparecerão futuros líderes.

ATENÇÃO, os benefícios para a saúde, adquiridos na pratica da atividade física regular, só serão mantidos caso ela seja regular e não por curtos períodos. Não existe “poupança de benefícios do exercício físico” para o futuro. Esportistas jovens que depois se tornaram sedentários, tiveram a mesma porcentagem de doenças cardiovasculares dos nossos criticados sedentários, os que nunca haviam praticado um esporte antes.

Até breve,


Dr. Nabil Ghorayeb
- CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte
Radio Sputnik Brasil
Nossa entrevista à Rádio Sputnik Brasil, dia 14 de junho 2018
Ouça aqui  



Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

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Última atualização: 25.01.2015, por Lógika
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