Fale Conosco Página Principal
 
 

PUBLICAÇÕES


CLIMA TEMPO




LINKS SUGERIDOS



PSICOCAMP

Ultramaratonas


CINZAS - A VOLTA AO NORMAL!


     Ufa! Quem dançou, dançou! A maioria silenciosa inicia sua volta à vida normal. Os abusos alimentares e etílicos de muitos já mostram o tamanho da conta a ser paga, pior são os abusos de estimulantes, energéticos e drogas. As tradicionais receitas de comadres e dos mui amigos são várias: tomar azeite puro (argh!), refrigerantes de cola com café! Acido acetil salicílico (a velha aspirina, AAS e similares) em doses cavalares! Café amargo com antiácidos e outras dicas menos conhecidas, consideradas apenas alternativas, sem respaldo médico. Essas conhecidas receitas caseiras não são curativas e nem milagrosas, tendo efeito mais psicossomático do que físico, porém algumas mais radicais que podem agravar os sintomas digestivos ou mesmo trazer novos problemas médicos.

     Bom, a verdade é que devemos cuidar da famosa “intoxicação” aguda do aparelho digestivo, representada por náuseas, má digestão, vômitos, dores de cabeça, tonturas, gosto amargo/metálico na boca etc. que é o resultado dos abusos ocorridos. Além da medicação específica, no mínimo por três dias, a orientação é consumir apenas alimentos sem gordura e de fácil digestão, usando pouco sal e nada de açúcar. Pela sua composição “forte e gordurosa”, evitar os molhos e temperos de toda ordem sem exceções. Na ocorrência de problemas cardíacos, como palpitações, elevação da pressão, falta de ar, dores no peito... Procurar o cardiologista sem delongas, porque certos sintomas não devem perdurar muito tempo sem diagnóstico e correspondente tratamento.

     As atividades físicas devem ser reiniciadas gradativamente, iniciando duas a três vezes semanais e dependendo do nível de desgaste durante o carnaval, levar mais tempo para aumentar a intensidade dos treinos. Analgésicos e anti-inflamatórios devem ser mantidos fora do contexto do tratamento, por não acrescentarem nada de útil e induzirem riscos ao aparelho digestivo.

     Uma certeza, o ano começou! Feliz Ano Novo a todos

 

 

Dr. Nabil Ghorayeb - CREMESP 15715
Doutor em Cardiologia (FMUSP)
Especialista  em  Cardiologia  e Medicina do Esporte


Última atualização 21.11.2013
® CARDIOESPORTE - Todos os direitos reservados.
Radio Sputnik Brasil
Nossa entrevista à Rádio Sputnik Brasil, dia 14 de junho 2018
Ouça aqui  



Nossa entrevista no programa Jornal Gente da Radio Band AM e FM, dia 2 de setembro 2017 - Cardiologia e Medicina do Esporte
Ouça aqui

 

Facebook CardioEsporte Total